Sabia que o primeiro documento conhecido sobre as vinhas de Carcavelos data de 1370, mas foi durante o século XVIII que o vinho licoroso da região ganhou fama? Foi graças à promoção de Marquês de Pombal, que produzia este vinho na sua Quinta de Oeiras. Nessa época, conquistou vários prémios e chegou a ser o vinho mais exportado para Inglaterra, onde era conhecido como “Lisbon Wine” e “Calcavella”.
A DOC Carcavelos representa a área vitícola mais pequena do país, a par da sua vizinha DOC Colares, sendo uma das denominações mais pequenas do mundo, que se dedica exclusivamente à produção de vinho generoso. Abrange o concelho de Oeiras e a parte do conselho de Cascais, em terrenos de calcário e argila arenosa. A proximidade ao mar, a exposição solar orientada para o sul e os ventos noroeste, fazem parte deste terroir único.
Este terroir único em conjugação com as castas que aqui se produzem: brancas - Arinto, Ratinho e Galego Dourado e tintas - Castelão e a Preto Martinho, dão origem a vinhos elegantes com uma complexidade e personalidade “sem igual”.
Com a sua história rica e tradição única na produção de vinhos generosos, a DOC Carcavelos é uma verdadeira joia rara da Região Demarcada de Lisboa que merece ser (re)descoberta.
Cofinanciado por